Recentemente, a Sulfibra passou por uma auditoria interna em busca da certificação da qualidade ISO 9001:2015. A norma ISO 9001 estabelece requisitos essenciais para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), definindo como uma empresa deve ser gerenciada para identificar e atender as necessidades dos clientes e requisitos regulamentares. Aplicada mundialmente, seu foco principal é a melhoria contínua da qualidade dos produtos e serviços.
A auditoria interna desempenha um papel fundamental na certificação da qualidade, verificando a conformidade do sistema como um todo. Ela identifica áreas que precisam de soluções e destaca oportunidades de melhoria. As evidências coletadas são reunidas em um relatório detalhado, classificadas e tratadas de acordo com sua importância. Esse processo meticuloso não só assegura a conformidade, mas também promove uma cultura de aperfeiçoamento contínuo dentro da organização.
Os principais benefícios da auditoria interna incluem o reconhecimento de oportunidades de melhoria, o aperfeiçoamento no processo de decisão, a estruturação de planos de ação mais eficazes, a identificação assertiva dos riscos e o engajamento da organização em prol da melhoria contínua. A auditoria recente, na Sulfibra abrangeu 35 setores, entrevistou 75 pessoas e destacou o enorme comprometimento da nossa equipe, resultando em um feedback altamente positivo para a nossa estrutura corporativa.